Manager: Sporting CyleDepois de umas merecidas férias no paraíso suíço, estou de regresso para comandar uma nova aventura. Dando por terminada a minha carreira no Servette FC, senti a necessidade de reflectir sobre o aspecto táctico, pois até então os meus resultados foram discretos. Destacando-se apenas as conquistas com o clube do meu coração. Ao menos isso. Esses mesmos resultados vocês podem consultar na minha Biografia.
http://forum.tcmtotal.com/index.php?topic=1968.msg16457;boardseen#newNesse período testei várias equipas e várias tácticas, tive sucesso com o Molde FK, mas infelizmente fui despedido no final da época devido às finanças. Passei pelo Paris Saint-Germain, Bayern Munich, FC Luzern. Até começar esta aventura, tive imensas dúvidas em relação aos países e número de ligas a colocar. Pois pretendo levar esta gravação por muitos e bons anos (virtuais).
Pensei em esticar para baixo o número de ligar, indo até à “3ª divisão” alemã e espanhola. Começando muito de baixo, poderia desmoralizar, daí tentei encontrar um misto, um equilíbrio no ranking europeu que me permitisse de futuro crescer enquanto treinador, assim como a possibilidade de ganhar o campeonato do mundo de clubes. Cheguei à seguinte tabela, com 4 países e 10 ligas.
France
Ligue 1 Orange
Ligue 2 Orange
Germany
Bundesliga
2. Bundesliga
RL Nord
RL Süd
Netherlands
Eredivisie
Jupiter League
Switzerland
Axo Superleague
Challenge League
Inevitavelmente, tinha de começar na Suiça. Não podia fugir a essa escolha, pois adorei o país e é a minha modesta homenagem ao mesmo. Pretendo lá voltar no futuro. Queria dar preferência a um clube do cantão de Luzern (alemão), pois foi a zona onde estive e gostaria de morar (estou a sonhar). Pensei no FC Luzern, um clube com alguma tradição na Suiça, mas por outro lado negava-me logo de início a possibilidade de o cotar na bolsa, pois a maioria dos clubes suíços já estão cotados na bolsa. Assim sendo, restava-me os clubes que não estavam. Desses destacou-se o Sport Club KRIENS. Kriens é uma comuna da Suiça, no cantão de Luzern, com cerca de 25.270 habitantes. Estende-se por uma área de 27,30 km², de densidade populacional de 926 hab/km2. Imaginem a coincidência do verde e do nome deste clube com o clube do meu coração, o Sporting Clube de Portugal.

Neste momento tenho de preparar as malas e mudar-se para a Suiça. Tenho de escolher a casa a alugar, tentando ficar junto da minha família e perto do clube. Lá tudo é pertinho, basta apanhar o comboio, ou como dizem os meus amigos brasileiros, o trem. Outra curiosidade é o facto de o clube ter sido fundado no ano de nascimento da minha Mãe.
Como treinador, nesta gravação e considerando que pretendo fazer alguns anos virtuais, os meus objectivos são:
- Promover o SC Kriens à Axo Superleague;
- Torná-lo na maior clube do cantão de Luzern (ultrapassando para isso o FC Luzern);
- Cotar o SC Kriens na bolsa, cumprindo os objectivos propostos;
- Consolidar o clube quer a nível interno, quer a nível europeu;
- Treinar um clube de maior dimensão europeia;
- Ganhar títulos nacionais e europeus;
- Treinar um clube de grande dimensão europeia;
- Ganhar o mundial de clubes.
Espero conseguir levar em diante este meu projecto, pois estou a encará-lo de uma forma diferente, preocupando-me com os aspectos de treino e de finanças (factor que não me deixou crescer no Servette FC). Será uma forma de começar de baixo progredindo na carreira e atingindo os meus objectivos enquanto treinador.
Estarei sempre disposto a ler os vossos conselhos, pois certamente eles serão úteis para o meu crescimentos enquanto treinador, encurtando assim o meu caminho para o sucesso. Agora basta de conversa e vamos à acção. Primeiramente irei colocar algumas imagens iniciais do jogo que servirão para comparar a evolução do clube no futuro.
Não esperem uma evolução rápida da carreira, pois tenho de optimizar o tempo para que consiga dar atenção à família, ao trabalho, ao lazer e ao jogo. Em relação a este, pretendo avançar calmamente nas semanas, preparar melhor os jogos e eliminar a ansiedade de disponibilizar os resultados aqui no fórum. Não me levem a mal, mas pretendo evitar erros do passado, daí ter escolhido ligas com pouco jogos, deixando de parte a Inglaterra (actualmente com 3 clubes na meias-finais da Liga dos Campeões), com imensos jogos e com duas taças e a Espanha (actualmente com 3 clubes na meias-finais da Taça UEFA), também com imensos jogos a disputar durante a época.
No aspecto não desportivo, pretendo construir pequenas infra-estruturas para tentar trazer mais público ao estádio, sei que a assistência média de espectadores será muita baixa, pois a capacidade é de apenas 5.700 lugares. Recordo-me que com o Servette FC a média era de quase 4.000 espectadores, com um estádio com capacidade de 30.000 lugares. Dificilmente terei hipótese de construir algum Youth Camp, daí vou ter de andar de olho aberto para descobrir jovens talentos. Procurarei os melhores patrocínios, deixando os Adboards por conta do meu Marketing Manager. Será uma pena não ter o patrocínio da MIGROS, que no fundo é a SONAE lá do sítio. Adquiri imensos produtos da MIGROS, produtos esses com excelente qualidade.
No aspecto desportivo, irei analisar cada jogador e avaliar se de facto faz falta ao clube e se tem hipótese de progredir ou se é apenas mais um. O salário auferido pelo mesmo irá ter influência, pois pretendo evitar as loucuras. O facto de ter colocado as Regional Leagues da Alemanha de certo me irá auxiliar em muito, pois possui imensos jogadores, baratos e com qualidade. O plantel será curto para que o orçamento não descambe. Claro está que tudo isto seria ideal, mas tal como na realidade, também na virtualidade dificilmente se irá passar assim como desejo.
Espero poder contribuir para o crescimento deste fórum. Desejem-me sorte!
NOTA: Nos próximos dias actualiarei os dados referentes à avaliação dos jogadores, assim como colocarei um mapa com os ratings iniciais de todas as ligas.